Seja Bemvindo!

Traduza

Seguidores

Aulas e Cursos

Próxima turma

Alunos

Gastronomia

Tabela de Calorias

Vídeos

REGISTRE SEU DOMÍNIO

sexta-feira, 13 de maio de 2011

A DIETA DO TIPO SANGUÍNEO – Dr. Peter J. D´Adamo

INTRUDUÇÃO:

Os doutores James D'Adamo e Peter D'Adamo são médicos naturopatas (especialidade não existente entre nós). Juntos, acumulam mais de 50 anos de pesquisas sobre os tipos sangüíneos: predisposição a doenças, influência de alimentos, bebidas e ervas, exercícios indicados etc.

Tenho experiência de tratamento com a medicina Indiana (ayurvédica), com a chinesa e com uma nutricionista iridologista que é espiritualista, entende de medicina chinesa e aprova esta dieta do tipo sangüíneo. É bom lembrar que todas as dietas naturalistas podem e devem ser utilizadas como curativas, porém funcionam muito bem como preventivas, principalmente. Acredito ser esta a mais indicada de todas as que testei, uma vez que não possuímos nada mais genuíno do que nosso sangue.

Observe que, em cada dieta, há alimentos ditos Benéficos, Neutros e Nocivos. Os primeiros são considerados como remédios e, portanto, seu consumo deve ser intensificado. Os Neutros podem ser consumidos à vontade, sem restrições, a não ser que, excepcionalmente, haja alguma contra-indicação. Já os Nocivos são considerados venenos e seu consumo deve ser restringido ao máximo.

RESUMO:
Não há modo de vida ou dieta certos ou errados; o que há são escolhas certas ou erradas baseadas em nosso código genético individual. Talvez a única regra verdadeira para a combinação de alimentos seja evitar comer proteína animal com grandes quantidades de amidos.
A chave para o significado do tipo sangüíneo pode ser encontrada na história da evolução humana: o tipo O é o mais antigo; o tipo A evoluiu com a sociedade agrária; o tipo B surgiu quando os humanos migraram para o norte, penetrando em territórios mais frios e sombrios e o tipo AB é uma adaptação moderna, resultado da miscigenação de grupos diferentes. Essa evolução relaciona-se diretamente com as necessidades nutricionais de cada tipo de sangue atual, pois quando os humanos migraram, adaptaram sua dieta às novas condições, o que provocou adaptações no aparelho digestivo e no sistema imunológico.
Lectinas são enzimas encontradas em alimentos de origem animal (ovos) e vegetal (soja), com propriedades estimulantes do sistema imunológico e do metabolismo. Muitas pessoas com artrite sentem que evitar solanáceas como batata, berinjela e tomate as faz melhorar. É que a maioria das solanáceas tem alto teor de lectina.
As disfunções relacionadas ao estresse causam de 50 a 80% de todas as enfermidades da vida moderna. Aos 72 anos os rins funcionam com apenas 25% de sua capacidade. A diferença entre um cérebro idoso e um jovem é que no idoso muitos elementos dos neurônios se emaranharam. Quando envelhecemos, temos maior dificuldade de absorver e metabolizar nutrientes.
Todas as drogas são venenos. As boas drogas são venenos seletivos. Os antibióticos basicamente cortam a reação imunológica: a responsabilidade de lutar contra a infecção passa do corpo para o remédio. Eles apenas diminuem o nível de infecção. Se precisar tomar, tome também bromelina, encontrada no abacaxi. O extrato de calêndula é usado para cicatrizar cortes e mantê-los limpos. A erva collinsonia (raiz de pedra) ajuda a tratar a sinusite.
Somente 3% do álcool consumido passa pelo corpo e é eliminado. O restante é metabolizado pelo fígado e processado no estômago e no intestino delgado. O óleo de coco é rico em gordura saturada, que pode prejudicar o sistema cardiovascular. O azeite de oliva tem demonstrado ser a mais tolerada e benéfica das gorduras.
Uma dieta rica em gordura, combinada com o fumo e o consumo de álcool cria o ambiente ideal para os cânceres do aparelho digestivo. Já o câncer de pulmão é causado, em todos os tipos de sangue, basicamente pelo fumo.



CLASSIFICAÇÃO RACIAL BASEADA NO TIPO SANGÜÍNEO (Laurance Snyder, 1929):

TIPO EUROPEU (alemães, belgas, escoceses, franceses, ingleses e italianos): alta freqüência do tipo A, baixa de tipo B.

TIPO INTERMEDIÁRIO (árabes, armênios, finlandeses, judeus espanhóis, lituanos e russos): espécie de miscigenação entre europeus ocidentais (alta incidência de tipo A) e centrais (alta de tipo B). Incidência maior de tipo O, no total.

TIPO HUNANO (coreanos, chineses meridionais, húngaros, japoneses, judeus romenos, poloneses, romenos e ucranianos): alta incidência de tipo A.

TIPO INDOMANCHURIANO (chineses setentrionais, ciganos, indianos e manchus): alta incidência de tipo B.

TIPO AFRO-MALASIANO (africanos, javaneses, marroquinos e sumatras): incidência moderadamente alta dos tipos A e B e normal do tipo O.

TIPO PACÍFICO-AMERICANO (esquimós, filipinos, índios norte e sul-americanos): altíssima incidência do tipo O, pequena do A e quase ausência do B.

TIPO AUSTRALISIANO (aborígenes australianos): alta incidência dos tipos A e O e quase nula do tipo B.


OUTRA CLASSIFICAÇÃO RACIAL (William Boyd, 1950):

GRUPO EUROPEU PRIMITIVO (bascos): alta incidência de tipo O e quase nula de tipo B. 30% de Rh-.

GRUPO EUROPEU (caucasóide): alta incidência do subtipo A2 e Rh-.

GRUPO AFRICANO (negros): relativamente alta incidência do subtipo A2 e tipo B. Moderada freqüência de Rh-.

GRUPO ASIÁTICO (mongol): alta freqüência do ripo B e muito baixa do subtipo A2 e Rh-.

GRUPO ÍNDIO AMERICANO: muito alta incidência do tipo O e muito baixa dos tipos A e B e Rh-.

GRUPO AUSTRALÓIDE: alta incidência do subtipo A1.


Benéficos para todos os tipos de sangue: abacaxi, ameixa, bacalhau, salmão, truta, couve, azeite de oliva e salsa.
Nocivos para todos os tipos de sangue: coco, defumados, destilados e refrigerantes.



1.    PLANO DO TIPO SANGÜÍNEO O

O é o mais antigo e mais básico tipo de sangue, sobrevivente do topo da cadeia alimentar, com um forte e agressivo sistema imunológico. As pessoas de sangue tipo O têm memória genética de autoconfiança, autopreservação, concentração, energia, força, intuição, ousadia, poder, resistência e um otimismo inato. Gostam de assumir riscos, são resistentes, seguros, tranqüilos. O estresse atinge diretamente os músculos, gerando hiperatividade. Precisam fazer exercícios pesados. Exemplos de tipo O: Al Capone, Jimmy o Grego (jogador), Mikhail Gorbatchev, rainha Elizabeth II e prícipe Charles.
O tipo O é carnívoro. Os alimentos de origem animal aceleram o ritmo de seu metabolismo, aumentando a eficiência. A carne é combustível e o organismo tem alto nível de acidez no estômago. Quem tem sangue tipo O perde peso inicialmente pela restrição do consumo de couve de Bruxelas, couve-flor, feijões, folhas de mostarda, grãos, lentilhas, milho, repolho e trigo. Estes alimentos interferem na eficiência da insulina, diminuem o ritmo metabólico, reduzem a utilização das calorias e inibem o hormônio tiroidiano. Seu principal fator de aumento de peso é o glúten, encontrado no trigo e derivados. Em menor extensão o milho tem o mesmo efeito. O glúten cola-se na mucosa do intestino grosso, causando inflamação e irritação dolorosa. Para perder peso é bom consumir algas, brócolis, carne vermelha, espinafre, fígado, frutos do mar e sal iodado. Óleos de peixe podem ser eficazes no tratamento de inflamações intestinais.
Quem tem tipo O pode comer carne magra de cordeiro, frango, gado e peru quanto desejar, mas cuidando de equilibrar com verduras e frutas, para evitar a superacidificação. Usar óleos monossaturados, como o de oliva e linhaça, que são bons para o coração e artérias e ajudam a reduzir o colesterol. Feijões, mesmo os benéficos, devem ser consumidos com moderação. O suco de abacaxi é eficaz para evitar retenção de líquido e inchaço. Salsa, curry e pimenta caiena são ótimos para o aparelho digestivo. É bom tomar 500 mg de vitamina C por dia.
Muitos dos parasitas, vermes, fascíolas e microorganismos infecciosos encontrados na África não estimulam o sistema imunológico a produzir anticorpos específicos a eles, provavelmente porque os povos primitivos do tipo O já possuíam essa proteção.
As pessoas de tipo O têm baixos níveis de fatores de coagulação no sangue. Precisam de vitamina K, encontrada na clorofila líquida. A aspirina, que afina o sangue, pode afinar ainda mais o sangue tipo O. Também nunca devem usar laxantes. Não tomar penicilina, antibióticos de sulfa, eritromicina e macrolídios. Cumarínicos afinam o sangue. Tentar substituir antibióticos por Hidraste.
Pessoas de tipo O têm tendência a ter artrite e osteoartrite. Se tiverem Síndrome da Fadiga Crônica, devem tomar alcaçuz e potássio. Têm certa facilidade em contrair infecção de garganta por estreptococos e gripe. Fazer gargarejo com sálvia e hidraste. Laticínios, milho e trigo podem causar diabete tipo II. São os mais propensos a ter úlcera péptica do estômago. Infecções viróticas em geral também são mais freqüentes. São sensíveis à febre tifóide, malária, meningite virótica, sinusite, tuberculose pulmonar e varíola. A erva Raiz de Pedra ajuda na sinusite. Câncer de pele, doença de Hodgkin, leucemias e linfomas são as formas de câncer mais comuns.


BENÉFICOS
Carnes (B):
boi
búfalo
carneiro
cordeiro
fígado (K)
veado
Frutos do mar etc: (B,iodo):
arenque
bacalhau
badejo
cavala
enchova
esturjão
linguado
merluza
peixe espada
salmão (Ca)
sardinha (Ca)
truta
vermelho
Frutas:
ameixas (B)
figos (B)
Grãos:
ervilha
feijão-azuki
feijão rajado
pão de grãos germinados
Legumes e verduras:
abóbora
acelga (K)
alcachofra
alface romana
batata doce
brócolis(B,K,Ca)
chicória (B)
couve (B, Ca)
dente-de-leão escarola (B, K)
espinafre (B, K)
f. de beterraba
nabo
pim. vermelho
quiabo
Sementes:
nozes (B)
sem.de abóbora
Temperos:
algas marinhas
alho
alho poró
azeite de oliva
cebolas
curry
óleo de linhaça
raiz forte
salsa
Chás:
alcaçuz
alsina
amora
casca de olmo
dente-de-leão
feno grego
fruto da roseira
gengibre
hortelã pimenta
lúpulo
pim. de caiena
salsa
salsaparrilha
tília
Sucos:
abacaxi
ameixa
cereja preta
Outra bebida:
água gasosa
Suplementos:
cálcio
iodo
manganês
vitamina B
vitamina K
Exercícios:
aeróbica
artes marciais
calistênicos
caminhada
ciclismo
corrida
dança
esp. de contato
esteira
musculação
natação
patinação
step
NEUTROS
Carnes etc.:
codorna
coelho
faisão
frango
pato
perdiz
peru
Frutos do mar etc:
atum
camarão
escargot
carangueijo
carpa
delfim
enguia
esturjão branco
garoupa
hadoque
lagosta
lagostim
ling. cinzento lula
mexilhão
ostra
pargo
perca
pescada
trutas
tubarão
vieira
Laticínios etc:
leite de soja
manteiga
mussarela
queijo de cabra
queijo de soja
ovos (B, K)
tofu
Frutas:
abacaxi
amora
banana
caqui
carambola
melancia
cereja
damasco
framboesa
goiaba
grapefruit
groselha
kiwi
lima
limão
maçã
mamão
manga
melão
nectarina
passas
pêra
pêssego
romã
tâmara
uvas
Grãos:
arroz branco
arroz integral
arroz selvagem
bolos de arroz
cevada
creme de arroz erv. em vagem
ervilha verde fava
far. de centeio
far. de cevada
farelo de arroz
farinha de arroz
feijão branco
feijão mulatinho
feijão preto
feijão verde
grão-de-bico
massa da raiz de girassol
painço
pão de centeio
pão sem glúten
trigo sarraceno
vagem
Legumes e verduras:
abobrinha
agrião
aipo
alf. americana
alface
aspargo
beterraba
broto de bambu
broto de feijão
cará
cenoura
chicória
cogumelos endívia
NEUTROS (cont.)
Legumes e verduras:
endro
ervilha
inhame
pepino
pim. amarelo
pimentão verde
rabanete
tomate
Sementes:
amêndoas
avelãs
castanhas
sem. de girassol
sem.de gergelim
noz macadâmia
noz de nogueira amarga
noz pecã
pinhão
Temperos:
açafrão
açúcar
agar-agar
alecrim
alho
araruta
azeitona verde
bergamota
cardamomo
cebolinha chocolate
coentro
cominho
cravo
endro
erva doce
ess.de amêndoa
estragão
gelatina
geléias
gengibre
hortelã
louro
maionese
malte de cevada
manjericão
manjerona
mel
melaço
menta
missô
molho inglês
mostarda seca
óleo de canola
óleo de gergelim
páprica
pim. da Jamaica
pim. malagueta
pim. mexicana
sal
sálvia
shoyo
tamarindo
tapioca
tomilho
Chás:
camomila
carvalho branco
f. de framboesa
ginseng
hortelã
raiz de alcaçuz
sabugueiro
sálvia
tomilho
valeriana
verbena
verde
Sucos:
aipo
cenoura
damasco
mamão
pepino
tomate
uva
verduras
Outras Bebidas
cerveja
vinho
NOCIVOS
Frutos/mar etc:
arenque/vinagre
búzio
caviar
polvo
salmão defum.
Laticínios etc.:
iogurte
leite de cabra leite de vaca
queijos
sorvete c/ leite
Frutas:
abacate
amora preta
banana da terra
coco
laranja
melão
morango
ruibarbo
tangerina
tamarindo
Grãos:
arroz 7 cereais
bolo inglês
creme de trigo
farelo de aveia
farelo de trigo
farinhas
feijão fradinho
feijão mulatinho
flocos de aveia
flocos de milho
fubá
germe de trigo
lentilhas
pão ázimo
pão de trigo integral
pão preto
trigo duro
Legumes e verduras:
batata vermelha
berinjela
broto de alfafa
cogumelo Paris
couve Bruxelas
couve-flor
milho
mostarda
repolhos
Sementes:
amendoim
cast. de caju
cast. do Pará
sem. de papoula
pistache
Temperos:
alcaparra
azeitona preta baunilha
canela
katchup
maisena
noz moscada
o. de algodão
o. de amendoim
o. de milho
picles
pimenta branca
pim. do reino
vinagres
Chás:
alfafa
babosa
bardana
erva de S. João
folhas de morango preto
ruibarbo
sene
Sucos:
maçã
sidra
Outras Bebidas
café
destilados
refrigerantes
Suplementos:
Vitamina A
Vitamina E



2.    PLANO DO TIPO SANGÜÍNEO A

Os portadores de tipo A foram os primeiros imigrantes, forçados pela necessidade de se deslocar e adaptar-se a dietas e modos de vida mais agrários, com uma personalidade mais cooperativa. O primitivo tipo A tinha que ser cumpridor da lei, disciplinado, honesto, inteligente, sensível e ter autocontrole.
São pessoas que reagem à 1a. fase do estresse intelectualmente: tornam-se ansiosas, irritadas e hiperativas. Precisam de yoga, meditação, tai-chi e um pouco de solidão para evitar doenças cardíacas e cânceres. Dão-se bem com escultura e artesanato. Talvez o mais conhecido tipo A seja Hitler, cuja hipersensibilidade o levou à loucura.
Carne, laticínios, feijão mulatinho e fradinho e trigo (este em excesso) são difíceis de digerir, armazenam-se como gordura, aumentam as toxinas digestivas, reduzem a utilização das calorias, inibem o metabolismo dos nutrientes e a eficiência das insulinas. Para perder peso, comer soja, verduras e abacaxi.
Os tipo A se dão bem com dietas vegetarianas. Aos poucos, começar eliminando embutidos, seguidos das carnes vermelhas e aves. Por produzir mais muco que os demais, devem evitar laticínios e começar o dia com um copo de água morna e limão. O tofu deve ser a base de sua dieta, além de frutas, três vezes ao dia. Evitar mangas, melões e laranjas; estas irritam o estômago. Usar muito alho.
Geralmente desenvolvem asma. Concentram o maior número de alcoólatras. Têm baixo nível de acidez estomacal. São biologicamente predispostos à anemia perniciosa, doenças do coração e câncer (este pode ser prevenido com soja, em todas as suas formas). Têm tendência a alto nível de colesterol e triglicérides. Se já tiver câncer, comer feijão de lima. Também têm tendência a sofrer de diabetes, devido ao consumo de carnes e laticínios. Infecções no fígado são comuns. Têm tendência a desenvolver cálculos biliares, cirrose, doenças nos dutos e icterícia.
Os anti-histamínicos podem elevar a pressão, principalmente dos tipos A e AB. Em caso de cirurgia, devem tomar chá de raiz de bardana e equinácea já um mês antes da data e depois, extrato de calêndula para cicatrizar o corte e limpá-lo. São propensos ao câncer, conjuntivite, secreções do muco e reações alérgicas da pele. Mosquitos comuns preferem os tipos A e AB.


BENÉFICOS
Frutos/mar (B):
bacalhau
carpa
cavala
escargot
garoupa
perca amarela
perca prateada
salmão
sardinha (Ca)
savelha
truta
vermelho
Laticínios etc.:
leite soja (Ca)
queijo de soja
Frutas:
abacaxi (C)
ameixas
amora
cereja (C)
damasco
figos (Fé)
limão (C)
passas
uva do monte
Grãos (B/E/Fe):
amaranto
bolo de arroz
farinha de arroz
farinha de aveia
farinha centeio
feijão azuki
feijão preto
feijão soja
kasha
lentilhas
pão farinha soja
pão grãos germ.
trigo sarraceno
vagem
Leg./verd.(Zi):
abób. moranga
acelga
alcachofra
alface romana brócolis (C/Ca)
brotos de alfafa
cebolas amar.
cebolas espanh.
cebolas roxas
chicória
couve
couve rábano
dente de leão
escarola
espinafre (Ca)
folhas beterraba
nabos
pastinaca
quiabos
temph
Sementes:
amendoins
sem. de abóbora
Temperos:
alho
alho poró
azeite de oliva
gengibre
malte de cevada
melaço/cana(Fe)
missô (B)
molho soja (B)
mostarda
óleo linhaça (E)
raiz forte
salsa
tamari
Chás:
alfafa
babosa
bardana
camomila
cardo mariano
equinácea
erva de S. João
feno grego
frutos de roseira
gengibre
ginseng
olmo
pilriteiro
valeriana
verde
Sucos:
abacaxi
aipo
ameixa
cenoura
cereja
damasco
limão
toronja
Outras bebidas
café
vinho tinto
Suplementos:
cálcio
cromo
ferro
selênio
vitamina B
vitamina C
vitamina E
zinco
Exercícios:
aeróbica
alongamento
artes marciais
caminhada
dança
golfe
ioga
natação
tai-chi
NEUTROS
Aves:
frango
galinha
peru
Frutos/mar (B):
atum
caranha
delfim
eperlano
esturjão
haliote
lúcio
olhete
pargo
peixe espada
peixe vela
perca branca
perca do mar
pescada
tubarão
Laticínios etc.:
coalhada
feta
iogurte (Ca)
leite cabra (Ca)
mussar. magra
quefir
queijo de cabra
ricota
Frutas:
abacate
bagas de sabug.
caqui
carambola
framboesa
goiaba
groselha
kiwi
lima
maçã
melão
morango (C)
nectarina
pêra
pêssego
romã
tâmara
uvas
Grãos (B/E):
arroz branco
arroz basmati
arroz integral
arroz selvagem cevada
creme de arroz
ervilhas
espelta
far, de cevada
far. de espelta
far. de gluten
far. de graham
far. de quinoa
far. de trigo duro
far. trigo germ.
far. trigo torrado
favas
feijão branco
feijão de corda
feijão vagem
flocos de milho
fubá
painço
pão de espelta
pão sem glutem
pão trigo duro
tapioca
Legumes/verd.:
abóbora
agrião
aipo
alfaces
algas
aspargo
beterraba
broto de bambu
broto de feijão
broto rabanete
cerefólio
chalota
chicória verm.
cogumelos
couve Bruxelas
couve-flor
folhas mostarda
funcho
milho amarelo
milho branco
nabo branco
pepino
rabanete
repolho chinês
rutabaga Sementes:
amêndoas
castanhas
gergelim
nozes
pinhão
sem. de girassol
sem. de papoula
Temperos:
açafrão
açúcar branco
açúcar mascavo
agar-agar
alecrim
alfarroba
algas
araruta
azeit. verdes
baunilha
canela cardamomo
carefólio
cebolas verdes
cebolinha
chocolate
coentro
cominho
cravo da índia
cremor tártaro
cúrcuma
curry
endro
erva doce
estragão
extr. amêndoa
folha de louro
gelatinas
geléias
hortelã
hortelã pimenta
ketchup
maionese
maisena
manjericão
manjerona
mel
mel de arroz
mel de arroz
mel de milho
menta
molho inglês
mostarda seca
noz moscada
o fig. bacalhau
óleo canola (E)
orégano
páprica
picles
pim. da jamaica
pimentão doce
raiz forte
sal
salsa
sálvia
segurelha
tamarindo tapioca
tomilho
Bebida:
vinho branco
Chás:
alsina
amora
bétula branca
bolsa de pastor
casca carv. brco
dente de leão
dong quai
escutelária
f. de framboesa
f. de morango
genciana
hidraste
hortelã
hortelã pimenta
lúpulo
marroio branco milefólio
raiz de alcaçuz
sabugueiro
salsa
salsaparrilha
salva
sene
tília
tomilho
tussilagem
verbasco
verbena
Sucos:
cidra
maçã
oxicoco
pepino
repolho
uva
verd. benéficas
NOCIVOS
Carnes etc.:
boi
búfalo
ganso
carneiro
codorna
coelho
cordeiro
faisão
pato
perdiz
porco
veado
Frutos/mar etc:
amêijoa
arenque
barracuda
beluga
búzio
camarão
caranguejo
caviar
enchova
enguia
hadoque
lagosta
lagostim
linguado
lula
merluza
mexilhões
ostra
perca listrada
polvo
salmão defum.
savelha
tartaruga
Laticínios etc.:
leite
leitelho
manteiga
queijo brie
q. camembert
queijo cheddar
queijo colby
queijo cottage
queijo edam
queijo ementhal
queijo golda
queijo gruyère
queijo jarsberg
q. monterrey
queijo munster
q. provolone
quijo suíço
queijo roquefort
requeijão
sorvete c/ leite
Frutas:
banana
coco
laranja
mamão
manga
ruibarbo
tangerina
Grãos:
arroz 7 cereais
bolos de trigo
creme de trigo
far. trigo integral
farinha branca
feijão de lima
feijão fradinho
feijão mulatinho
feijão vermelho
germe de trigo
grão de bico
guando
massa de espin.
massa semolina
pão de trigo integral
pão preto
trigo duro
trigo integral
Legumes/verd.:
batata doce
batata inglesa
batata roxa
berinjela
cogumelo Paris
cog. shitake
feijão de lima
inhame
pimentão amar.
pimentão verde
pimentão verm.
repolho branco
repolho chinês
repolho roxo
tomate
Sementes:
castanha caju
castanha Pará
pistache
Temperos:
azeit. espanh.
azeit. Pretas
azeit. gregas ketchup
maionese
molho inglês
óleo de milho
óleo de algodão
óleo amendoim
óleo de açafrão
óleo gergelim
pim. mexicana
Chás:
cabelo de milho
gataria
pimenta caiena
ruibarbo
trevo pardos
Sucos:
laranja
mamão
tomate
Outras bebidas
água gasosa
cerveja
chá preto
destilado
regrigerante
Suplemento:
Vit. A-betacarot.

3.    PLANO DO TIPO SANGÜÍNEO B

Pode-se dizer que o tipo B representa um refinamento sofisticado no caminho da evolução, um esforço para reunir povos e culturas diferentes. Reagem ao estresse com equilíbrio e harmonia. Biologicamente são mais flexíveis que os demais. Mais de 30% dos milionários que enriqueceram com seu esforço têm sangue tipo B!
O sangue tipo B teve inicialmente que sofrer mutação em resposta às mudanças climáticas. Representa a demanda da natureza por uma força mais equilibrada entre as tensões da mente e as necessidades do sistema imunológico.
Os principais fatores de aumento de peso são amendoins, milho, sementes de gergelim, trigo e trigo sarraceno. Estes alimentos inibem a eficácia da insulina, prejudicam o ritmo metabólico, causam hipoglicemia, inibem a absorção adequada dos nutrientes, o funcionamento do fígado e a digestão. Evitar centeio.
Para perder peso, priorizar carne, fígado, laticínios magros, ovos, verduras e chá de alcaçuz. Frango, milho, tomate e trigo podem produzir muito muco, causar problemas digestivos e diarréia. Iogurte é indicado.
São vulneráveis a disfunções raras do sistema imunológico como a esclerose múltipla, o lúpus e a síndrome da fadiga crônica. Têm tendência a desenvolver cálculos biliares, cirrose, cistite, doenças nos dutos, icterícia, sinusite e pegar malária. São menos propensos à anemia e a complicações pós-cirúrgicas. Têm certa facilidade em contrair infecção de garganta por estreptococos e gripe. Fazer gargarejo com sálvia e hidraste.


BENÉFICOS
Carnes:
carneiro
coelho
cordeiro
veado
Frutos do mar etc.:
bacalhau
badejo
cavala
caviar
delfim
esturjão
garoupa
hadoque
linguado
pargo
perca/oceano
salmão
sardinha
truta-do-mar
Laticínios etc.:
coalhada
iogurte
leite de cabra
leite desnatado
mussarela
queijo cottage
queijo de cabra
queijo feta
ricota
Frutas:
abacaxi
ameixas
bananas
mamão
uvas
Grãos (magnésio):
arroz integral
aveia integral
farelo de aveia
farinha de arroz
feijão branco
feijão fradinho
feijão mulatinho
feijão soja verm.
painço
Legumes e verduras (magnésio):
batata doce berinjela
beterraba
brócolis
cenoura
cog. shitake
couve
couve Bruxelas
couve-flor
f. de beterraba
f. de mostarda
inhame
Temperos:
azeite de oliva
curry
gengibre
pimentas
raiz forte
salsa
Chás:
alcaçuz
gengibre
folhas de framb.
ginseng
hortelã-pimenta
fruto da roseira
salsa
sálvia
verde
Sucos:
abacaxi
mamão
repolho
uvas
Suplementos:
alcaçuz
lecitina
magnésio
Exercícios:
aeróbicos
artes marciais
caminhada
ciclismo
corrida
golfe
musculação
natação
tai-chi
tênis
yoga
NEUTROS
Carnes etc.:
búfalo
boi
faisão
fígado
peru
vitela
Frutos do mar etc.:
arenque
atum
carpa
lula
peixe espada
perca
pescada
truta
tubarão
vermelho
Laticínios etc.:
creme de leite
leite de soja
leite integral
manteiga queijos
requeijão
soro de leite
Frutas:
ameixa seca
amora
banana da terra
bergamota cereja
damasco
framboesa
figos
goiaba
grapefruit
groselha
kiwi
laranja
lima
limão
maçã
manga
melão
morango
nectarina
passas
pêra
pêssego
tangerina
Grãos (magnésio):
arroz branco
arroz integral
bolo de aveia
creme de arroz farinha branca
erv. em vagem
favas
feijão verde
granola
massa/espinafre
massa/semolina
pão de centeio
pão de far. soja
pão s/ glúten
vagens
sorvete c/ leite
Legumes e verduras (magnésio):
abóbora
acelga
agrião
aipo
alfaces
alga marinha
aspargos
bagas de sabug.
batatas
broto de alfafa
broto de bambu
chicória
cogumelos
couve rábano
dente de leão
endívia
endro
ervilhas
escalônia
escarola
espinafre
funcho
nabo
pepino
Sementes:
amêndoas
castanhas
nozes
Temperos:
açafrão
açúcar
agar-agar
alcaparra
alcarábia
alecrim
alfarroba
NEUTROS (cont.)
Temperos:
alga marinha
alga rodimeniácea
alho
alho poró
araruta
baunilha
cardamomo
carefólio
cebola
cebolinha
chocolate
coentro
cominho
cravo da Índia
cremor/tártaro
cúrcuma
endro
erva doce
estragão
gaultéria
gelatina
geléia
gengibre
hortelã
louro
maionese
manjericão
mostarda
manjerona
menta
mel
melaço
missô
molho inglês
mostarda
noz moscada
óleo fíg. de bac.
óleo de linhaça
orégano
pápricas
picles
pim. em grão
pim. malagueta pimentão doce
sal
sálvia
segurelha
shoyu
tomilho
vinagres
Chás:
alfafa
amora
bardana
bétula branca
botão de ouro
camomila
casca/carvalho
dente de leão
dong quai
equinácea
erva de S. João
f. de morango
gataria
hortelã
marroio branco
milefólio
olmo
pimenta caiena
pilriteiropoligonácea
raiz de alcaçuz sabugueiro
salsaparrilha
tomilho
valeriana
verbena
Sucos:
aipo
ameixa seca
cenoura
cereja
damasco
grapefruit
laranja
limão
maçã
pepino
sidra
verduras
Outras bebidas:
café
cerveja
chá preto
vinho
NOCIVOS
Carnes etc.:
codorna
coração
frango
galinha d´angola ganso
pato
perdiz
porco
Frutos do mar etc.:
amêijoa
barracuda
búzio
camarão
caranguejo
enchova
enguia
esturjão branco
lagosta
lagostim
olhete
ostras
peixe lua
perca do mar
perca listrada
polvo
salmão defumado
Laticínios etc.:
americano
queijo de soja
queijo roquefort
sorvete c/ leite
Frutas:
abacate
caqui
carambola
coco
romã
ruibarbo
Grãos:
amaranto
arroz 7 cereais
arroz selvagem
bagels de milho
bolo de milho
bolo de trigo centeio
cevada
creme de trigo cuscuz
far. de centeio
far. de cevada
far. de gluten
feijão azuki
feijão preto
feijão rajado
flocos de milho
fubá
germe de trigo
grão de bico
kasha
lentilhas
massa/alcach.
pão de centeio
trigo duro
trigo integral
trigo sarraceno
Legumes e verduras:
ab. moranga
alcachofra
broto de feijão
broto/rabanete
milho
rabanete
tempeh
tomate
Sementes:
amendoim
avelã
cast. de caju
gergelim
papoula
pinhão
pistache
sem de abóbora
sem. de girassol
tahini
Temperos:
azeitonas canela
ess.de amêndoa
gelatina pura
ketchup maisena
malte de cevada mel de milho
óleo açafrão
óleo algodão
óleo amendoim
óleo canola
óleo gergelim
óleo girassol
óleo de milho
pimenta branca
pim. da Jamaica
pim. do reino
tapioca
Chás:
babosa
cabelo de milho
escutelária
feno grego
genciana
lúpulo
ruibarbo
sene
tília
trevo/prados
tucilagem
verbasco
Suco:
tomate
Outras bebidas:
água gasosa
destilados
refrigerantes


4.    PLANO DO TIPO AB

4. PLANO DE TIPO SANGÜÍNEO AB
O sangue tipo AB tem menos de mil anos de existência, é raro (menos de 5% da população) e biologicamente complexo. É o delicado produto de uma rara mistura entre o tolerante tipo A e o equilibrado tipo B.
São pessoas que não se preocupam com detalhes, são atraentes, carismáticas, cativantes, espiritualizadas, excêntricas e populares, aceitam todos os aspectos da vida sem se conscientizar das conseqüências. Benedict Arnold, o mais famoso traidor dos EUA era tipo AB.
Reagem à 1a. fase do estresse intelectualmente: tornam-se ansiosas, irritadas e hiperativas. Precisam de yoga, meditação, tai-chi e um pouco de solidão para evitar doenças cardíacas e cânceres. Dão-se bem com escultura e artesanato.
Carne vermelha, feijão fradinho e mulatinho, milho, sementes, trigo e trigo sarraceno têm digestão difícil, são armazenados como gordura, intoxicam o aparelho digestivo, inibem a eficácia da insulina, provocam hipoglicemia, diminuem o ritmo metabólico e tornam menos eficaz o uso das calorias. Frango, milho, tomate e trigo podem produzir muito muco, causar problemas digestivos e diarréia. Iogurte é indicado. Evitar também carnes defumadas e secas. Para perder peso, priorizar abacaxi, algas marinhas, frutos do mar, laticínios (pouco), tofu e verduras.
Têm menos problemas com alergias, mas têm tendência à anemia, alto nível de colesterol e triglicérides. Têm tendência a desenvolver cálculos biliares, cirrose, doenças nos dutos e icterícia.
Os anti-histamínicos podem elevar a pressão, principalmente dos tipos A e AB. Em caso de cirurgia, devem tomar chá de raiz de bardana e equinácea já um mês antes da data e depois, extrato de calêndula para cicatrizar o corte e limpá-lo. São propensos ao câncer (este pode ser prevenido com soja, em todas as suas formas), conjuntivite, secreções do muco e reações alérgicas da pele. Mosquitos comuns preferem os tipos A e AB.


BENÉFICOS
Carnes etc (Zi)
carneiro
coelho
cordeiro
peru
Frutos/mar etc
atum
bacalhau
badejo
cavala
escargot
esturjão
garoupa
lúcio
pargo
perca oceano
salmão
sardinha
savelha
truta
vermelho
Laticínios etc.:
coalhada
iogurte
queijo cottage
leite de cabra
mussarela
ricota
queijo de cabra
queijo feta
quefir
Frutas:
abacaxi (C)
ameixas
cerejas (C)
figos
framboesas
groselhas
kiwi
limão (C)
toronja (C)
uvas
Grãos:
arroz basmati
arroz branco
arroz integral
arroz selvagem
aveia integral
cereal de aveia
espelta
far. de arroz
far. de aveia
far. de centeio
far. trigo germ.
feijão branco
feijão rajado
feijão soja
feijão vermelho
lentilhas verdes
painço
pão de arroz
pão de centeio
pão de far. soja
pão de grãos germinados
Leg./verd. (Zi):
aipo
brotos de alfafa
batata doce
berinjela
beterraba
brócolis (C)
couve-flor
couve
dente de leão
inhame
folhas mostarda
pastinaca
pepino
tempeh
tofu
tomates doces
Sementes:
amendoim
cast. da Índia
nozes
Temperos:
alho
azeite de oliva
curry
missô
raiz forte
salsa
Chás:
alcaçuz
alfafa
bardana
camomila
equinácea
gengibre
ginseng
folhas morango
frutos roseira
pilriteiro
verde
Sucos:
aipo
cenoura
cereja
mamão
repolho
uvas
Outra bebida:
café
Suplementos:
bromelina
cardo mariano
huang-ki
pilriteiro
quercetina
selênio
vitamina C
zinco
Exercícios:
aeróbica
aikido
alongamento
caminhada
coclismo
dança
golfe
natação
tai-chi
yoga
NEUTROS:
Carnes etc (Zi)
faisão
fígado
Frutos/mar etc
atum
arenque
caranha
carpa
caviar
espadarte
haliote
leque
linguado
lula
perca amarela
perca branca
perca prateada pescada
tubarão
Laticínios etc.:
caseína
leite de soja
leite desnatado
queijo cheddar
queijo colby
quijo de soja
queijo edam
queijo ementhal
queijo golda
quijo gruyére
queijo jarlsburg
q. monterey
queijo munster
q. neufchatel
queijo suíço
requeijão
soro de leite
Frutas:
amoras
bagas sabug.
banana terra
damascos
kunquat
limas
maçãs
mamão
melões
morangos (C)
nectarinas
passas
peras
pêssegos
tâmaras
tangerinas
vacínios
Grãos:
amaranto
cevada
creme de arroz
creme de trigo cuscuz
ervilhas
far. de espelta
far. de glúten
far. de graham
far. tr. integral
far. trigo branca
far. trigo duro far. trigo torr.
farinha cevada
feijão verde
germe de trigo
granola
lentilhas
massa/espin.
massa/ semol.
painço
pão de centeio
pão de far. soja
pão de grãos germinados
pão de arroz
soja
trigo integral
vagens
Leg./verd.(Zi):
abóboras
acelga
agrião
alcaravia
alf. americana
alface iceberg
alface romana
alga marinha
alho poró
aspargo
batata roxa
batata inglesa
broto de bambu
cenoura
cerefólio
chalota
chicória
cogumelo Paris
cogumelo enoki
cogumelo ostra
cog. Portobelo
couve Bruxelas
couve rábano
daikon
endívia
ervilha
escalônia
escarola
espinafre
funcho
nabo
quiabo
raiz forte
repolho branco
repolho chinês
repolho roxo
rutabaga
tomate
Sementes:
amêndoas
cast. de caju
cast. do Pará
pinhão
macadâmia
pistache
Temperos:
açafrão
açúcar branco
açúcar mascavo
agar-agar
alecrim
alfarroba
algas
araruta
azeit. espanh.
azeit. gregas
azeit. verdes baunilha
bergamota
canela
cebola amarela
cebola espanh.
cebola roxa
cebolinha
cerefólio
chocolate
coentro
cominho
cravo da Índia
cremor tártaro
cúrcuma
endro
estragão
folha de louro
gaultéria
gelatina
geléia
gengibre
hortelã
hortelã pimenta
maionese
manjericão manjericão
mel
melaço
menta
molho de soja
mostarda
óleo amendoim
óleo de canola
o fig. bacalhau
óleo de linhaça
noz moscada
páprica
pimentão doce
sal
sálvia
segurelha
tamari
tamarindo
tomilho
xarope de arroz
xarope de bordo
Chás:
alsina
amora
bétula branca
casca de carvalho branco
casca de olmo
dente de leão
dong quai
erva de S. João
folhas framb.
gataria
hortelã
hortelã pimenta
marroio branco
milefólio
pimenta caiena
sabugueiro
salsa
salsaparrilha
sávia
tomilho
valeriana
verbena
Sucos:
abacaxi
ameixa seca
damasco
limão
maçã
pepino
verd. benéficas
toronja
Outras bebidas:
água gasosa
cerveja
vinhos
NOCIVOS
Carnes etc.:
boi
búfalo
codorna
coração
frango
galinha
ganso
pato
perdiz
porco
veado
vitela
Frutos/mar etc
amêijoa
arenque/cons
barracuda
búzio
camarão
carangueijo
enchova
enguia
esturjão branco
hadoque
lagosta
lagostim
ling. gigante
ling.cinzento
listrada
ostras
perca do mar
polvo
salmão defumado
tartaruga
Laticínios etc.:
leite integral
leitelho
manteiga
queijo brie
q. camembert
q. parmezão
q. provolone
queijo roquefort
sherbet
sorvete c/ leite
Frutas:
abacate
bananas
caqui
carambola
coco
goiabas
laranja
manga
romã
ruibarbo
Grãos:
bolo de milho
cereal de milho favas
feijão azuki
feijão fradinho
feijão mulatinho
feijão preto
grão de bico flocos de milho
kasha
massa alcach.
trigo sarraceno
Legumes/verd
alcachofra
broto de feijão
broto de rabanete
cogumelo haliote
cog. lentinos
feijão de lima
milho amarelo
milho branco
pimentão verm.
pimentão amar.
pimentão verde
rabanete
Sementes:
avelã
gergelim
sem. abóbora
sem. gergelim
sem. girassol
sem. papoula
Temperos:
alcaparra
azeitona preta
erva doce
ess. amêndoa
gelatina em pó
ketchup
maisena
malte cevada
mel de milho
molho inglês
óleo de açafrão
óleo algodão
ó. de gergelim
óleo de girassol
óleo de milho
picles
pim. da jamaica
pim. de caiena
pim. do reino
pim.verm.flocos
pimenta branca
pim. em grão
pim. mexicana
tapioca
vinagres
Chás:
babosa
cabelo de milho
bolsa de pastor
escutelária
feno grego
genciana
lúpulo
ruibarbo
sene
tília
trevo prados
tussilagem
verbasco
Suco:
Laranja
Outras bebidas:
chá preto
destilados
refrigerantes



Fonte: http://geocities.yahoo.com.br/amachi_17/dietiposans.htm

0 comentários :

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Visitas

Tempo na região

Postagens mais visitadas

Esculturas em frutas e legumes

Site protegido

Protected by Copyscape Web Plagiarism Finder

SIGA ARTEFOOD