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quarta-feira, 18 de maio de 2011

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“DIETA ATKINS - CORPO CETÔNICO”

DIETA ALIMENTAR ESPECIAL


A dieta Atkins é basicamente composta de proteínas e gorduras. Nela são proibidos os açucares e carboidratos refinados. A proposta é fazer com que a pouca ingestão de carboidratos iniba a produção exagerada de insulina - que é um hormônio produzido pelo pâncreas. A função da insulina é promover a entrada da glicose na célula para ser usada como fonte de energia. Quando há glicose em excesso na corrente sanguínea, a insulina faz com que esse excesso seja armazenado em forma de gordura.
Quando da ausência de carboidratos em 48 horas seu corpo entra em CETOSE que é uma condição benigna que surge quando as reservas de gordura do organismo estão sendo utilizadas para produção de energia. Não confunda com a cetoacidose diabética que é grave e pode levar à morte.
A dieta consiste em quatro fases e na primeira delas (que dura 14 dias) o consumo permitido de carboidratos é até 20g. Nas fases posteriores essa quantidade aumenta gradativamente até um nível no qual o indivíduo nem emagreça nem engorde, obtendo assim, a manutenção do peso.
O Dr. Atkins sugere que as fontes de carboidratos sejam vegetais, grãos, cereais e frutas ao invés dos açúcares simples e das farinhas refinadas.

Antes de começar a dieta:

Suspenda todos os medicamentos desnecessários.
Faça um check up médico, de maneira a determinar seu estado geral de saúde – e saber como está em matéria de níveis de colesterol, triglicerídeos, glicose, insulina e ácido úrico, antes de iniciar a dieta. Os resultados desses testes, com freqüência, mudam espetacularmente com a mudança de dieta. Uma vez que esses níveis são o centro da controvérsia sobre o que constitui uma dieta sadia, você talvez se arrependa de não ter um nível “antes” para comparar com  “depois”.

Medicamentos:

É bem grande a lista de medicamentos que inibem a perda de peso. Se está tomando um ou mais deles, vai ficar decepcionado com os resultados da dieta. Há também alguns que se combinam com essa dieta para produzir uma overdose  perigosa. Diuréticos – (a dieta em si, já é diurético potente) e os medicamentos contra o diabetes, incluindo a insulina. As necessidades de insulina mudam invariavelmente com esta dieta. Se você se inclui em uma dessas categorias, vai se beneficiar mais do que a maioria das pessoas.

Alimentos permitidos:

VERDURAS E LEGUMES: Alface, Alface romana, Escarola, Rúcula, Endívia, Radichio, Chicória, Azedinha, Mache, Cebolinha, Salsa, Pepino, Rabanete, Funcho, Pimentas, Brotos de alfafa, Cogumelos, Erva-moura, Azeitonas.

BEBIDAS: Café (descafeinado), chás de ervas, refrigerantes dietéticos, guaraná diet antártica, sprite diet, tônica diet, limonada (só não use limão rosa). 

OUTROS: Creme de leite, bacon, ovos, lingüiça de porco, carnes de peixe, frango e gado, presunto cozido, queijo duro, nata, nozes e qualquer adoçante que não contenha sorbitol.



DEPOIS DE 15 DIAS:
Nozes 15 – 4g, Castanha-do-Pará 10 – 4g, Castanha de caju 11/12- 5g, Nozes de Macadâmia 12- 4g, Nozes de Pistache 50 – 5g, Sementes de girassol 25 gramas-6g.
Aspargos 6 talos – 5g, Couve-de-bruxelas ½ xícara- 5g, Aipo 3 hastes 10cm- 4g, Endívia 1 xícara – Cogumelos 10 pequenos – 4g, Rabanete 20 médios- 5g, Soja ½ xícara – 11g, Espinafre ½ xícara – 5g, Tomate cozido ½ xícara – 5g, Folhas de Nabo 1 xícara – 5g.
Queijo tipo Cottage 1 xícara – 6g, Parmesão 25 gramas – 1g
Suco de limão ½ xícara - 8g, Suco de Tomate ½ xícara – 5g.
Framboesa 17 médias – 5g, Morangos 13 médios – 5g, Vacínio (Blueberries) 21 médios – 5g


CONSIDERAÇÕES:

Proibido comer qualquer espécie de carboidrato (hidrato de carbono ou sacarídeo), para que dentro de 48 horas o seu corpo entre em CETOSE.
Após 48 horas sem ingerir carboidrato, seu corpo começa a usar as reservas de gordura. Se houver a ingestão de alimentos que contenham carboidrato, você deverá começar tudo novamente.

No início, até entrar em CETOSE (antes de completar 48 horas), você irá sentir fome, não podendo deixar de comer. Não passe fome. Coma quanto quiser, desde que não seja carboidrato.

    
ALIMENTOS PROIBIDOS:

CEREAIS: arroz, farinha de trigo, milho, etc...
LEGUMES: feijão, grão-de-bico, lentilha, ervilha, amendoim (torrado).
FRUTAS: banana, uva, figo (seco), ameixa, caqui, castanha, coco (polpa), jaca (semente), marmelo, nêspera, tâmara, amêndoa, tamarindo.
TUBÉRCULOS: batata, batata-doce, batata salsa, mandioca, cenoura, beterraba, etc.
AÇUCARES: sacarose (açúcar da cana ou beterraba), glicose (uva), lactose (leite), maltose (malte), frutose ou levulose (frutas).
OUTROS: leite, bolacha, farinha e seus derivados, mel, melado, geléia real, cerveja, lêvedo de cerveja, apresuntado, maisena, macarrão, doce, iogurte, pudim, tudo que contenha açúcar e frutas, achocolatados (Nescau, Toddy, etc.) Evitar enlatados por causa dos conservantes, salaminho, salsicha, conservas, sagu, coxinha, torta, produtos com aspartame, sorbitol, manitol.

ÁLCOOL: O álcool inibe o hormônio antidiurético, com isso, vc urina mais e mesmo bebendo muita água vc a elimina diretamente. Esse fator é nocivo visto que na quebra da proteína produzimos amônia e a mesma só é atóxica (não perigosa) quando dissolvida em água.
Portanto, bebam muita água, porque a intoxicação por amônia pode causar MORTE!
Quando você bebe qualquer tipo de álcool, inclusive os Zero carbo,
você atrasa seu emagrecimento, pois o organismo deixa de queimar
gordura e passa a queimar o álcool. Vc não necessariamente deixa
de estar em cetose, pois depende de pessoa para pessoa. Só deixa
de queimar a gordura enquanto o organismo estiver queimando o álcool.
Os destilados, em geral, têm contagem de carbos igual a zero, pois possuem baixo impacto na glicemia. No entanto, isso não quer dizer que o álcool não é metabolizado. O organismo tem a capacidade de converter o álcool em energia útil e passa a utilizá-la no lugar da gordura.



QUEIJOS: São proibidos os queijos a feitos de soro do leite. Portanto não consuma queijo minas, mussarela e prato. A lactose no nosso organismo é metabolizado como glicose. Após a indução pode usar o mussarela. Mas não ultrapasse 120 gramas diárias de nenhum queijo.

FITAS DE TESTE DE LIPÓLISE

As Fitas de Teste de Lipólise (FTL) são bastões que, quando colocados na urina, fazem com que mude de cor de pendendo do que ela contém. Se você estiver excretando cetonas na urina, a FTL se tornará de cor púrpura. Quanto mais cetonas excretadas, mais escura a cor púrpura.
As FTLs são encontradas em farmácias ou em lojas para diabéticos. Você pode pedir ao farmacêutico para providenciá-las.
As fitas são uma boa ajuda psicológica. Vê-las mudar de bege para púrpura como que implica receber, em código químico, a mensagem: ESTOU PERDENDO PESO.
As fitas que medem cetonas são:
  • Keto-diastix
  • Keto-Diabur Test
  • Gluketur Test.

SUPLEMENTOS NUTRICIONAIS PARA OS 14 DIAS

  1. Descubra um produto de multivitaminas de amplo espectro. Uma fórmula desse tipo deve conter muito mais do que os fatores do complexo B e de vitamina C preconizados pela RDA e incluir pelo menos 40 diferentes tipos de nutrientes. Em condições ideais, deve ser incluído o picolinato de cromo na dosagem de 200-600 mcg.
  2. Se sente ânsia de comer açúcar, você precisa incluir L-Glutamina 500-1.000 antes de cada refeição.
  3. Se estiver preocupado desde o início com um nível de colesterol alto, deve ter o cuidado de incluir duas cápsulas de óleo de borragem, 2 colheres de sopa de grânulos de lecitina ao dia e 1 de pantetina de 300mg antes de cada refeição.  

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